sábado, 26 de junho de 2010

"Os vampiros da causa"

"A causa timorense tem muitos amigos. Alguns são tão empenhados que até se dizem jornalistas para terem alguma liberdade de movimentos. É verdade que, por vezes, até colaboram com alguns órgãos de comunicação social. É verdade que, por vezes, o seu trabalho até ajuda a encontrar a verdade. Só que no jornalismo não podem haver causas. Jornalismo é verdade e rigor.
Estes «jornalistas» não passam de activistas capazes de tudo (até das maiores mentiras) em nome de uma causa que dizem ser sua.
Dois ou três destes «jornalistas» estão neste momento em Timor Lorosae e estão a tornar-se num sério problema para a segurança de toda a gente, Timorenses e pessoal da UNAMET. Descobrem documentos da CIA em tocas de ratos; têm um papel activo nos acontecimentos incentivando revoltas, sempre de câmara de filmar em riste; furam todas as regras de segurança; mentem da forma mais vil para o mundo «ajudar» a defender a sua causa.
Há uma coisa que estes «grandes amantes» da causa timorense nunca dispensam: receber a peso de ouro as «informações» que dizem ir conseguindo, as imagens que muitas vozes encenam para que o dramatismo seja maior e as mentiras do tamanho do desejo da sua invenção.
Não passam de mercenários. Vampiros que procuram sangue (e quanto mais melhor) para ganharem muito dinheiro."

Luciano Alvarez
Aquilo que nunca se pode esquecer

Sem comentários:

Enviar um comentário